[Resenha] A Maravilhosa Terra de Oz - L. Frank Baum


     
Excelente!

Páginas: 235 | Autor: L. Frank Baum | Lançamento: 2014 | Tradução: Carol Chiovatto | Posfácio: Bruno Aselmi Matarango | Ilustrações: Dandi | Primeira EdiçãoSkoob | Comprar

 Que tal retomar ao universo maravilhoso de Oz? Um livro com um enredo mais surpreendente que o primeiro. A maravilhosa Terra de Oz é o segundo livro da série “Mundo de Oz” e foi publicado pela Editora Vermelho Marinho, para quem ainda não leu a resenha do primeiro livro, sugiro que leia de "O Maravilhoso Mágico de Oz" primeiro, pois pode conter certos spoilers. Como no primeiro volume se passava na história da Dorothy e seu cachorrinho Totó, já nesta obra teremos a presença de um garoto, junto com o seu melhor amigo, Jack Cabeça de Abóbora (já ouviram falar nesse nome?!).

Em meio às redondezas, nas províncias dos Gillikins que fica ao norte da terra de Oz, vivia um garoto chamado Tippetarius, (sim é um trava língua), mas ele era mais conhecido como Tip, pois ninguém conseguia falar certo o seu nome, já sabemos disso (rs). Ele é órfão, assim como a Dorothy, e vive junto com uma bruxa mais que rabugenta chamada Mombi, o protagonista é muito "capetinha" por conta de todas as traquinagens que fazia com a velhota, mas o motivo dele ser assim é que era forçado para carregar madeira na floresta, para que a senhora pudesse ferver seu caldeirão, lembra um pouco de um assunto polêmico, trabalho infantil, não é mesmo?! 

Ele trabalhava, mas não era o tempo inteiro pois ela sabia que seria ruim para ele ficar sem brincadeiras ou diversão. Certo dia, ele resolve dar o maior susto na bruxa, criando um boneco com uma cabeça de abóbora e para dar um 'ar' humano, ele o fantasiou completamente, assim decidiu chama-lo de Jack Cabeça de Abóbora. Então, Tip decide ir ao ataque! Ele tinha um plano de deixar o "susto" na casa antes que a velha chegasse, portanto ele decidiu colher nozes das árvores para que não ficasse tão chato esperar a sua "vítima". Só que ele não esperava que a velha chegaria mais cedo em casa... PLAN FAILED!


“— Devo dar um nome a ele! o menino gritou - Um boneco tão bom, certamente deve ter um nome. - E acrescentou, após refletir um momento: — Acho que vou chamar o camarada de Jack Cabeça de Abóbora."

Mombi se deparou com uma "pessoa" em sua casa, tentou falar com o boneco, mas reparou que ele sequer movia, depois que chegou mais perto reparou que era Jack e descobriu o que o pestinha estava tramando para ela, assim deixou uma surpresa quando Tip chegou, o feitiço virou contra o feiticeiro, a bruma má resolveu fazer um feitiço para o boneco e depois de tantas tentativas na pronúncia do feitiço, deu certo, O BONECO ACABOU DE CRIAR VIDA! Mombi resolve criar um plano que é livrar-se do garoto inquieto e tornar o Cabeça de abóbora seu eterno escravo. 

Mas o plano deles foram bem maior, cansados de suas vivências tristes e miseráveis com a bruxa, Tip e Jack Cabeça de Abóbora resolvem ir para a tão maravilhosa Cidade das Esmeraldas, e só assim conseguem ter liberdade, em relação as duas obras lançadas, este local é bem conhecido por conta de ser bem chamativo e também as mil maravilhas. Lembrando que a proposta do primeiro é TOTALMENTE diferente, Dorothy queria ir para cidade para que conseguisse falar com o mago, assim poderia voltar para casa e reencontrar seus tios. 


Durante toda essa viagem aventureira acontecem muitas coisas mágicas, uma delas é que o amigo do protagonista, Jack, fica com bastantes dificuldades para caminhar e com isso ele resolve dar vida através de um pó para um pedaço de madeira, um simples pedaço de madeira se transforma em um lindo e amigável cavalo. Bem-vindo à história Cavalete!

Assim como as opiniões de uma amiga blogueira, Cássia, que leu este livro, também fiquei encantado mais com este volume do que "O Maravilhoso Mágico de Oz"! Teremos aventuras ainda mais que o primeiro e com isso pude apreciar uma escrita fluída com e que também está presente guerras nos livros infanto-juvenis, sim guerras, mas não guerras trágicas e também alguns perigos.

Tip e Jack descobrem que a cidade está sendo atacada por mulheres com todo o exército rebelde  e com isso são obrigados a sair da cidade, com isso aparece mais um acompanhante na história, o Espantalho (Olha só quem está aqui gente, ele voltou \õ/) e correu logo em busca de ajuda para manter a Terra de Oz em paz, agora teremos mais companheiros Zógol Besouro (é leitor, gente), Cavalete (como já como já conhecemos) e Gumpo (que é um personagem com apenas a sua metade, uma cabeça de alce). Neste segundo volume teremos também personagens que participaram do primeiro, o que é mais um ponto positivo, um exemplo  é o Homem de Lata, que é  governador de toda a província que Tip e Jack estavam indo e também o Espantalho, como citei neste estante, durante toda a proposta pela paz.



Em relação à diagramação, novamente dou os parabéns pela editora, eles mantarem o mesmo padrão do primeiro volume, foi uma ótima ideia e aguardo brevemente ter “Ozma de Oz” (terceiro volume) em mãos. O universo de Oz foi mais encantador nesse segundo volume, muitos personagens que já conheço através do primeiro livro voltaram (para assim não ficarmos com sentimento de saudade! Obrigado tio Baum) e é claro teremos novos personagens cativantes e que são bastante agradáveis (mas também teremos os chatinhos rs)

Retomo a falar para vocês, leiam essa série e garanto para vocês, que irão se apaixonar pelo mundo de Oz. É muito mais que recomendado, valeu cada segundo apreciando a escrita dele e também será muito bom apresentar esse mundo para todas as crianças. 

Pontos positivos: Personagens que já conhecemos, que são amigáveis e também os novos, que são encantadores Mais aventuras que o primeiro volume e também perigos são encontrados em vários caminhos Diagramação linda como sempre Carinho incrível por todo leitor da Vermelho Marinho  
Pontos negativo: Na verdade não tem, mas eu ainda não li o próximo volume dessa sérieeeeee!

 A Editora Vermelho Marinho terá também um box assim que publicar todos os livros :)


"As únicas pessoas dignas de atenção neste mundo são as incomuns. Pois as comuns são como as folhas de uma árvore, que vivem e morrem sem serem notadas."
 
Abraços e fiquem com Deus ;)
  Nos Acompanhe nas Redes Sociais:
  1. LUAN EU QUERO ESSE BUZZ LIGHTYEAR! Lembrei do meu Buzz agora ♥ Buzz I love you ♥
    Ainda não li o primeiro volume de Oz, mas depois da sua primeira resenha fiquei bastante curiosa. Esse livro parece ser muito bom, adorei as suas fotos ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI MEU DEUS, SOCORRO DRYHHHHHHHHH, AI TAMBÉM ADORO O BUZZ, MEU DEUS EU GANHEI DE PRESENTE HAUAHAUAUAU. Mas, vou ver se adquiro um para você ♥ ♥ ♥

      Excluir
    2. ADQUIRO? DA ONDE VEIO ISSO? KKKK' QUERO UM BUZZ ♥

      Excluir
    3. DO DICAS DA DRYH, MUIÉ JKASHDKHDFJASDHDJ
      BORA PARANDO COM A 'PAIAÇADA' PORQUE SENÃO VIRA CHAT U.U

      Excluir
  2. Caaaara eu amo literatura fantástica, O Mundo de Oz é minha paixão antes mesmo de saber que tinha livros sobre. Não deu pra mim ler toda a resenha porque eu ia pegar spoillers, mas é uma resenha de Oz então <3
    O dia que não quiser mais, pode dar pra mim, viu? hahah
    Ah, e as fotos ficaram lindas
    Beios
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  3. Adoro literatura fantástica. Já li um livro versão econômica sobre o mundo de Oz e gostei bastante, não conhecia essa nova publicação envolvendo esse mundo e diante de sua opinião fiquei bastante motivado a ler. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Também recebi esse livro de parceria, já li e gostei muito, mas ainda prefiro o primeiro volume. Adorei conhecer a Dorothy e nunca imaginava que O Mágico de Oz tinha tanta continuação.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já conhecia essa série, mas nunca li. Não sabia que era tãããão boa rs
    Gosto muito dessas histórias! Já quero!!!
    Sem contar que o livro parece ser lindinho com todas essas ilustrações ~amu ilustrações~ kkkkkk ♥
    Adorei a resenha e as fotos ♥♥♥

    Beijoooooooos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Agora você me deixa só na vontade de ler esse livro maravilhoso <3 Ainda estou tentando ter dinheiro para comprar os livros ç.ç Acho que vou esperar e comprar logo o box <3

    Cartas da (Minha) Natureza

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Nós lemos os dois primeiros livros mais ou menos na mesma época, então você já sabe o que achei. Como te disse esses dias, o segundo livro me encantou mais do que o primeiro ♥ A resenha está bem legal, tô gostando de ver sua dedicação e desempenho com o blog! Continue assim ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luan

    Eu morro de vontade de ler algo relacionado a Oz, mas sempre acabo deixando pra depois.
    Sua resenha me deixou aumentou minha vontade, quero ler logo ♥

    Beijos,
    Gabi | Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Parece ser demaaaais, eu curto muito ler livros assim mas acho que vou esperar pelo box pra poder comprar todos juntos logo!

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii Luan, tudo bem??

    Adorei a resenha, mas nunca li os livros! É óbvio que praticamente todo mundo já ouviu falar da história do ''Mágico de Oz'' e eu fique curioso para ler os livros, principalmente depois de ler sua resenha *-*!

    Obs: Adorei o buzz kkk

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

muito obrigado por passar aqui no Estudou! ❤