[Resenha] O Maravilhoso Mágico de Oz - L. Frank Baum


     
Excelente!

Páginas: 205 | Autor: L. Frank Baum | Lançamento: 2014 | Tradução: Carol Chiovatto | Posfácio: Bruno Aselmi | Ilustrações: Dandi | Primeira Edição | Skoob | Comprar

 Como hoje é meu 'RAPI BARDEI 2 YOU' e resolvi postar a resenha de um livro o qual me encantou bastante. 
O maravilhoso Mágico de Oz é o primeiro volume da série “Mundo de Oz”, o qual foi uma grande descoberta para mim. Aprecio muito contos de fadas e essa é uma das minhas história favoritas, e realmente não sabia que o autor tinha escrito uma série com quatorze livros envolvendo todo esse mundo encantador. O livro foi publicado pela Editora Vermelho Marinho, pelo selo O melhor de cada tempo. A obra é uma grande aventura de uma protagonista corajosa ao lado do seu cachorrinho, que enfrenta vários caminhos para reencontrar a sua família.  

Dorothy Gale é a personagem principal da obra, ela vive no Kansas com seu Tio Henry, que é fazendeiro e com a esposa dele, Tia Em. O lugar onde eles vivem é praticamente deserto (segundo a obra, a única moradia é a casa deles) e ambos eram cinzas – pois não eram muito de rir. Os dois trabalhavam bem pesado, não tinham tempo e nem sabiam mais o que era apreciar a alegria – o único quem respirava e Dorothy tinha certeza que não era cinza, era seu cachorrinho, Totó. Ele a salvava de ficar como os seus tios, sem conhecer a felicidade. A protagonista o amava muito e Totó sempre brincava com ela (praticamente o dia todo, e ela adorava todo esse carinho dele).  

Ainda tenho de apresentar o chamado “abrigo de ciclone”. Sabe quando ventos formados pela convecção do ar em dias quentes e com muito sol surgem? Então, são chamados redemoinhos e esse era o local que poderia salvá-los, caso algum dia ocorresse. No primeiro capítulo a narrativa é bem fluída, e foi até rápida de ser lida. E ENTÃO SURGIU! Quando aparece um ciclone imenso, e é capaz de rodar a casa três vezes, Dorothy foi levada para outro local, e infelizmente ela perdeu de vista os seus tios, ficando sozinha com Totó.

Quando a protagonista acorda, fica assustada ao observar uma maravilhosa paisagem e também estranha a situação de estar em um lugar lindo como aquele por causa do redemoinho. O mesmo ocorre quando a protagonista observa que as pessoas de lá se vestem de um jeito bem engraçado. Quando ela resolve olhar mais em volta, encontra algumas pessoas caminhando próximo a sua casa para ver o que aconteceu e se depara com uma velhinha que diz:

"- Bem-vinda, nobre feiticeira, à terra dos Munchkins. Nós somos muito gratos por você ter matado a Bruxa Má do Leste, e por ter nos libertado da servidão. "

Confusa com a situação, nega ter matado a bruxa, pois ela não tinha visto um par de pés usando sapatos debaixo da casa. A CASA CAIU EM CIMA DA BRUXA! A protagonista foi acusada de cometer algo que ela não fez e se tornou uma heroína para os Munchkins, que são as pessoas que vivem na terra do Leste, onde era governado pela terrível Bruxa Má. A bruxa que fora esmagada pela casa quando esta caiu. 

Na terra de Oz, existem quatro bruxas. Sendo que há uma divisão: duas do Norte e Sul são boas e a do Leste e Oeste são más. Ainda mais confusa com a situação, Dorothy percebeu que os pés da bruxa desapareceram, e a única coisa que restou foram os sapatos de prata, e ela foi obrigada a usar os sapatos, pois ouvir dizer que a bruxa sempre os usava, eles poderiam trazer algum feitiço muito bom. Para reencontrar seus tios, a personagem precisa ir para a Cidade das Esmeraldas e falar com o poderoso mágico de Oz para retornar a sua casa. E é aí que a verdadeira aventura acontece.



Uma das partes mais conhecidas pela maioria dos leitores é quando a protagonista, junto com o seu cachorrinho, se aventura nessa estrada até encontrar a famosa cidade e assim acaba salvando o Espantalho de um ataque por corvos. Ela acaba falando que se for junto com ela até a cidade, ele vai ter o que tanto deseja: um cérebro. Longas caminhadas depois ela encontra outro amigo, o Homem de Lata, o qual queria muito um coração, assim poderia amar e saberia o que é o amor. (o que mais me cativou foi ele) e por último encontramos o Leão, o qual queria ser o rei da selva, mas não era corajoso.


O trabalho da editora nesse livro foi impecável, aliás, todos livros deles têm uma bela diagramação. Eles colocaram muitas informações sobre: o selo, o autor, introdução e também colocaram um MAPA para os leitores ficarem mais atentos aos caminhos freqüentados por Dorothy. O livro é bem pequenino (em relação à altura) e também pela quantidade de páginas. As letras são bem grandes, a folha é amarelada e tem um cheiro incrível. Cada página tem a ilustração de um rato e um balão, e para os ansiosos pela continuação, a editora já libera o título e a capa na obra =)


O enredo é bem fluído, gosto ainda mais de contos de fadas, pois apresentam uma ótima mensagem ao leitor, e por isso conquistam também o público infanto-juvenil. Desde pequeno sou encantado pelos contos e Mágico de Oz é um dos meus favoritos. 

Eu já sabia muita coisa da história por causa de comentários e também daqueles livrinhos escolares com histórias fascinantes, acho que muitos leitores apreciam o universo criado por Baum. Quando vamos iniciar a leitura, temos também comentários do escritor Bruno, trazendo mais informações. Um belo presente que o autor deixou foi apresentando para nós toda a terra de Oz, já estou ansioso para mostrar minha opinião aqui para vocês do segundo volume. Uma leitura leve que podemos ler em um piscar de olhos, uma aventura bem interessante e com personagens bem instigantes, recomendo a todos que adoram uma ótima história.


" – Eu hei de querer o coração – tornou o Homem de Lata –, pois o cérebro não nos faz feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo." 
 
Abraços e fiquem com Deus ;)
  Nos Acompanhe nas Redes Sociais:
  1. Nossa,parece um livro maravilhoso.Também gosto muito de contos de fadas e quero muito ler ele e todos os outros.

    Blog:Portal do mundo

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro mais lindo!!!!
    Ainda não conhecia, estou encantada
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luan!
    Eu não conhecia esse livro e também não sei muito sobre a história do Mágico de Oz, por isso fiquei bem curiosa com o livro. O trabalho da editora parece estar simplesmente incrível e a história parece ser tão bacana, eu acho que iria adorar acompanhar a Dorothy, mas mais ainda os amigos dela. Enfim, a sua resenha ficou ótima, adorei saber mais sobre a história e sobre o livro, as fotos estão lindas, como é de se esperar de você ;)

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que edição perfeita!
    Sou completamente encantada com a história de Dorothy! E com essa edição parece ainda mais encantadora! Preciso!!!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu não sabia que era uma série...
    Essa história é realmente encantadora!

    metamorfose-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee Luaaaaaan \0/ Mais uma vez, "Parabeiiins"
    Vou te dar um pacote de canetinhas de niver...uehehehe'
    Gostei da diagramação desse livro, conheço pouco da história de Oz e sinceramente, não tenho muita vontade de ler não *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que edição maravilhosa <3 É tão amor quando fazem edições lindas de histórias lindas.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Mágico de Oz é uma das histórias clássicas preferidas. Dorothy é um amor de menina. Na verdade, gosto de todos os clássicos infanto-juvenis. Essa edição é bonita, mas quero muito a coleção dos clássicos da Zahar.

    ResponderExcluir
  10. Luan, que blog maravilhoso! Não posso acreditar que você tem só treze anos. Meus parabéns! Você é um gênio!
    Sobre a tua resenha: preciso urgentemente desses livros. Já vou incluir na minha lista do skoob.

    Você também lê contos? Tô me arriscando a escrever um e já postei o prólogo no meu blog. Espero que goste. http://bitly.com/1u3NP1Z
    Comecei a te seguir para acompanhar o conteúdo. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Que post mais lindo! Eu tou louca pra ler O Mágico de Oz e acabei de achar a edição que vou comprar! Essa mesma que você tem! Achei linda a diagramação desse livro! Babei aqui.
    Parabéns pelo blog Luan! Você vai longe rapaz! ;)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Que edição maravilhosa mesmo! Me encantei com "a folha é amarelada e tem um cheiro incrível" hehe
    Eu li esse livro há umas semanas, mas em um exemplar em inglês que peguei emprestado da escola de idiomas. Achei a história super encantadora e tenho que concordar com você que contos de fada são maravilhosos mesmo.


    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  13. Nunca fui muito de contos de fada e nunca ninguém me contou a história da Dorothy. Fiquei sabendo mais depois de procurar sobre o musical. E a sua resenha me deu mais informações, também.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Luaaaaaaan, parabéns atrasado. Vale?? Happy b-day 2 u!!!
    Eu vi essa edição na bienal e não comprei, o que eu me arrependo bastante. Ela é simplesmente linda.
    Esse livro me marcou bastante. Eu o tenho em outra edição, bem feia por sinal porque "herdei" da minha vó. Bem, espero poder comprar esse livro, os detalhes e desenho da diagramação são perfeitas!
    Beijos,
    Ana.

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Nunca assisti e nem li O Mágico de Oz, mas tenho vontade.
    Está linda essa edição e amei as fotos!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Luan, também sou fã de contos de fadas. E adoro O mágico de Oz. Doroth é encantadora.
    Tenho um filho de 4 anos e estou sempre comprando e lendo para ele esses contos.
    Dessas edições tenho “O maravilhoso Mágico de Oz”, e concordo com você, elas estão lindas, são bem fofas, tanto quanto as histórias.

    Adorei o seu blog, belo trabalho.

    Débora Favoreto | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luan!
    Primeiramente, Feliz Aniversário!!!!
    Desejo que você seja muito feliz e continue lendo bastante!!
    Com relação ao "O Maravilhoso Mundo de Oz", o que dizer, senão, que é realmente maravilhoso! E que "O Mundo de Oz" encanta e continuará encantando gerações.
    Adoro livros ilustrados com mapas!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Já li este livro e, sinceramente, não gostei. Achei tudo muito superficial, mas me abriu as portas para conhecer um dos meus maiores desejados: Wicked, que é uma versão da história sob o ponto de vista da Elphaba, e é também um dos maiores sucessos na Broadway.

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Waaaaa, Luan! Perdi a oportunidade de parabenizar você no dia certo, mas saiba que te desejo um novo ano maravilhoso! Que sua vida prospere e que seus planos deem certo. ;) Você merece.

    Sobre sua resenha, como sempre, impecável! Adorei saber sua opinião sobre esses livros. Eu nunca li e não me interessava por Oz, mas me parece ser um conto que tem realmente muito a ensinar e talvez valesse a pena aproveitar essa coleção tão cuidadosamente publicada por essa editora. Anotei a dica!!! Haha.

    Beijo carinhoso!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sou apaixonada pela história do Mágico de Oz, tudo bem que só li os livros infantis quando era criança... mas acho que conta rs. O trabalho de ilustração está realmente lindo.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Luan, é a primeira vez que vejo e leio sobre, não sabia que eram vários livros, adorei saber mais e ter essa experiência com os teus olhos, assisti apenas o filme a primeira versão que me encantou de mais, meu irmão é apaixonado pelo Totó e eu admiro o Espantalho, já será a coleção que vou comprar para dar de presente ao meu irmão no aniversário dele agora em março, parabéns pelo blog está incrível.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  22. Que livro lindo, mesmo conhecendo toda a historia, quero muito livros do Mágico de Oz. Por incrivel que pareça, essa edição me chamou atenção mais que a da Zahar.
    Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  23. Ola Luan amo contos de fadas e a edição desses livros estão maravilhosas, assim como as ilustrações quero muito comprar para ler junto com meus filhos. Sem contar que a história continua encantando até hoje adultos e crianças. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Luan!!
    Meu Deus que lindo livro, a diagramação, tdo!!! Eu quero, eu necessito!!! To apaixonada pela edição
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que livro lindooooo. Nunca li O Mágico de Oz, acredita? Minha mae nunca me contou essa história quando eu era mais nova. Eu vi o filme e só. Espero poder ler o livro em breve

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Acho que já vi, li, reli, assisti novamente tanta coisa sobre O Mágico de Oz que já fiquei meio saturado, esse não é um livro que eu queira ler no momento, mesmo sendo bem legal e de ilustrações bem bacanas.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  27. Adorava ler O Mágico de Oz, e quando eu descobri que existem 14 livros eu fiquei doida atrás das outras histórias. Sempre quis saber mais sobre o Mago Oz, a Dorothy e a terra de Oz <3 Se souber onde vende as outras histórias me fala que quero comprar todas!

    Cartas da (Minha) Natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série foi publicada pela Editora Vermelho Marinho como eu tinha falado na resenha e eles só publicaram até o terceiro volume (recentemente), mas prevejo que o quarto estará perto de sair =) Confira os links
      1º Volume: http://www.livrariacultura.com.br/p/o-maravilhoso-magico-de-oz-42233666
      2º Volume: http://www.livrariacultura.com.br/p/a-maravilhosa-terra-de-oz-42233668
      3º Volume: http://www.livrariacultura.com.br/p/ozma-de-oz-42271802
      Espero ter ajudado =)

      Excluir
  28. A edição de fato é maravilhosa, eu nunca li o livro, mas assisti o filme incontáveis e inúmeras vezes...
    E FELIZ ANIVERSÁRIOOOOOO!!!!!!

    Super beijo
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá Luanzinho, falso, recalcado u.u kkkkkk
    Como vai? Espero que esteja péssimo e sem livros, claro u.u kkkkk
    Bom, sabe que nunca li O mágico de Oz? Na verdade nem sobre do que se trata eu sei :/. Mas amei sua resenha, e as ilustrações do livro e a capa são simplesmente lindas de doer a alma. Alias eu não sabia que você tinha bonequinhos dos minions, tenho que lhe visitar algum dia ;) kkkkkkkkkk.
    Enfim, parabéns pela resenha, professor de resenhas u.u
    Beijos e bye bye rs :D.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  30. Olá querido, tudo bem?
    Eu sempre quis ler O mágico de Oz, mas nunca consegui colocar essa ideia como prioridade :(
    Eu não sabia que existiam outros livros de Oz e isso me desanimou um pouco, se UM livro eu não consegui ler ainda, imagina vários? kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Oieee, tudo bem? Achei a capa e o livro muito fofo, tenho a sensação de que iria gostar bastante, já assisti ao filme Oz - Mágico e Poderoso e achei maravilhoso, não sabia que tinha 14 livros, e fiquei impressionado rsrs, não conhecia estes livros e irei pesquisar mais, valeu pela dica rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Essa história nunca vai se tornar antiga. Sempre está se renovando. Confesso que nunca li um livro, mas só vi o filme. Adorei a diagramação do livro, muito linda e convidativa a lê-lo.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá Luan,
    Eu cresci sabendo do Mágico de Oz (filme), um clássico do cinema, que assisti algumas vezes, mas por incrível que pareça não sabia tanto do livro, ou melhor, dos livros. deve ser uma obra muito gostosa de se ler, mesmo sabendo como vai terminar, ou não, afinal, filmes só adaptam e assim perdem muita coisa dos livros.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi capeta, tudo bem?

    Cheguei a ler rapidamente a versão da Leya para a história, mas achei tão pobre. Essa pelo menos é enriquecida com as ilustrações e em capa dura <3 . Pode me dar de presente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Luan, desde que a editora anunciou o lançamentos dos 14 livros eu fiquei em êxtase, foi super audacioso. Felizmente a editora fez um ótimo trabalho, essa edição está linda, muito mesmo! Assim que o orçamento permitir, vou comprar os já lançados, e depois ir de pouco em pouco, porque são váários.
    A história de Oz é cativante, maravilhosa, e sua resenha mostrou bem isso. Meus parabéns!
    Até mais
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir

muito obrigado por passar aqui no Estudou! ❤