[Resenha] | Pólvora - Tico Santa Cruz
Ótimo!
Ilustrações: Carlinhos Muller | Páginas: 168 | Autor: Tico Santa Cruz | Lançamento: 2014 | Primeira Edição | Skoob | Livro cedido pela Editora Bela-Letras
“Pólvora” é o primeiro livro que leio do roqueiro frenético Tico Santa Cruz e também uma das leituras mais violentas que apreciei. Sempre ouvi comentários a respeito de suas obras e a sua página no Facebook por conta de apresentar críticas construtivas sobre a nossa sociedade, políticas, saúde e outros. Depois de finalizar a leitura, percebi o porque das pessoas serem tão encantadas com esse autor. O livro foi publicado pela Editora Belas-Letras e logo nas sinopse o autor caracteriza a linguagem e a história do seu livro em três palavras – psicótica, suja e violenta –.
Narrado em primeira pessoa com que faz apresentar toda a adrenalina da história na pele, o enredo apresenta a história de um casal cansado de uma vida pacata que se tornam desejados pela adrenalina e coisas proibidas.
Quem é esse casal tão perverso? Temos um bancário e uma enfermeira, os dois tem uma característica parecida, adoram o perigo e a emoção do sofrimento. O bancário em momento algum tem o seu nome descrito na história, já a enfermeira se chama Lore que é uma ninfomaníaca. Esse foi um dos livros que não estou acostumado em minha zona de conforto, por conta de ser um serial killer, mas até que foi interessante apreciar esse estilo literário tão falado pela maioria da blogosfera.
(sim, é a lua ali haha)
Os dois decidem ter uma jornada perigosa e que deixam vários rastros de sangue espalhados por onde passam. Conseguir dinheiro para sobreviver não é fácil, depois que conheceram o seu lado sombrio resolvem fazer crimes e então decidem fazer uma aposta nos assaltos, o primeiro assalto foi em uma transportadora de bebidas que é narrado logo nas primeiras páginas e com isso aumentou o desejo de ambos pelo perigo e violência.
Em minha opinião, o livro é um exemplo de crítica da nossa sociedade (estilo Tico Santa Cruz), da nossa política e segurança, também diz que cada um tem o seu “lado sombrio” dentro por conta dos protagonistas não aguentarem mais a sua vida monótona e resolvem praticar algo novo.
Na obra em si é sempre um mistério saber o que eles pretendem fazer: um tiroteio, assalto ou um assassinato. Outra coisa a ser falada é que os personagens não estão nem aí para a sociedade, fazem tudo por livre e espontânea vontade.
A diagramação do livro está bastante caprichada, nela temos muitas ilustrações, páginas amareladas, capítulos e os meios capítulos (exemplo: Capítulo 1.5) acho que assim preparamos todas nossas emoções para a próxima parte (rs). A única coisa que não me agradou foi a fonte um pouco pequena, mas fora isso a Belas-Letras está de parabéns.
“Pólvora” me ganhou bastante do início ao fim, por conta de ser bem apresentada para o leitor, passando toda a adrenalina que eles sentiam, também por apresentar críticas como eu já mencionei, a obra é narrada de uma forma tão real que foi impossível não ficar curioso para saber o que ia acontecer na próxima página. Livro indicado para os leitores que adoram adrenalinas e que tenham um estômago forte (muito forte mesmo, rs).
"– Pobres crianças - dizia ele -, que mal chegaram a este mundo e já são colocados à prova da violência de nossa sociedade injusta".
Oiee Luan ^^
ResponderExcluirMinha irmã está doida por esse livro, e depois da sua resenha eu também fiquei. Já tinha lido algumas coisas sobre esse livro, mas não tinha me chamado a atenção antes. Adoro livros fortes (hehe, e pimentinhas também ♥), principalmente quando eles contém críticas à sociedade e ao governo, sempre me deixam com um pouquinho de esperança na humanidade *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Eu já tinha visto a capa e me encantado por ela. Agora depois de ler a resenha fiquei ainda mais interessada, adoro livros com temática pesada e as ilustrações estão lindass. Beijos http://chegadetalvez.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirANTES DE MAIS NADA EU PRECISO FALAR: oia as fotos do menino Luan. Ficaram lindas, parabéns, especialmente a primeira, a segunda e a quarta. Não tenho vontade de ler os livros desse cara, por mais que eu o admire, mas pelo que você diz parece ser bom, só não é muito meu estilo.
Beijos.
Memórias de Leitura - http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem? Ouvi falar vagamente sobre os livros do cantor, mas nunca me chamaram atenção. Mas, agora, com a sua resenha, confesso que fiquei MUITO tentada a procurar esse! Geralmente, não sou fã de violência, fujo totalmente de histórias que carreguem nisso, mas esse enredo me pareceu incrível. Com certeza, me deixou curiosa para conferir as críticas à nossa sociedade! Adorei sua resenha, parabéns!
ResponderExcluirLove, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/
Olá Luan;
ResponderExcluirSou louca para ler este livro, ainda mais sendo ae um autor tão polêmico quando o Tico e quem não gosta de ler algumas críticas construtivas a essa nossa sociedade?!!
Adorei as fotos, ficaram lindas.
Beijos e uma ótima semana.
http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-procura-se-um-amor-que-goste-de.html
suas fotos do livro ficaram lindas! Estou louca por esse livro
ResponderExcluirZombie Effect
Oiii Luan
ResponderExcluirQue interessante, adorei a resenha e o livro parece ser legal apesar de não ler livros desse gênero, que bom que curtiu a leitura,.
Gostei muito da capa.
Beijos
Reality Of Books
Oie, Luan!
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e adorei! Eu sempre tive curiosidade de ler algo desse autor, porque sou fã de Detonautas e as músicas deles são ótimas. Parece que Pólvora incomoda, haha. Adoro isso. É o tipo de livro que, quando vemos, chegamos ao final e estamos com aquele sentimento de que – caramba – qualquer um poderia fazer o mal se não escolhesse viver o bem.
A Editora Belas-Letras é muito cuidadosa com os livros e as suas fotos, cara, só revelaram isso! Lindas de morrer!
Beijos, rapaz!
http://myqueenside.blogspot.com.br/
Oie Lucas,
ResponderExcluirEstou muito curiosa para ler,já que tem tudo que gosto!!
Gostei da historia,e bem diferente dos outros livro que li sobre o assunto,mas quero muito mergulhar nesse livro e descobrir mais sobre ele!
Adorei a resenha e as fotos *vou roubar seu minions -mentira,ou não- <3* e.e
Beijos
Blog Cantinho da Bruna | Vem participar do Top comentarista ❤ Ta um arraso ><
Esse livro parece ser realmente muito bacana Luan! Eu gosto dessa pegada mais pesada e corrida. Confesso que a princípio o autor não me agradou muito, sei lá, esse nome não me é estranho e eu definitivamente não tinha uma boa impressão dele, mas o livro me chamou a atenção, fiquei bem curiosa :)
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Abraços
Dezenove Primaveras
Adoro seus jeitos de tirar fotos ! Eu acho muito criativo ! Mas sobre o livro. Bem, não sei se seria algo que eu leria, mas quem sabe eu dou uma chance? Beijos
ResponderExcluircheireiumlivro.blogspot.com.br
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirO livro parece ótimo, e o Tico é admirável!
Bjs
http://a-libri.blogspot.com.br
Ei Luan! Primeiro, sempre amei suas fotos, mas as primeiras desse post ficaram absurdamente lindas! Parabéns!
ResponderExcluirSegundo... nem sabia que esse cara escrevia! Fiquei meio com o pé atrás (puro preconceito, eu sei) mas a estória chamou demais minha atenção!!
Vou até procurar uma promoção pra comprar o livro! Ótima resenha! ;)
Infinitos Livros
Adorei o Layout,as fotografias do livro ficaram shoW!
ResponderExcluirParabéns pelo blog e sucessos.
Quero ter um exemplar desse livro,simplesmente inebriante. Blog by Shirley
http://byshirleyaraujo.blogspot.com.br/
Oi, Não sabia deste livro, mas parece ser bem impactante. Gostei da forma que você falou dele. Surgiu uma pequena curiosidade, talvez leia um dia. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirBeijos!
http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/
Não gosto do Tico e me recuso a ler sua obra, até já li algumas coisas, mas adorei suas fotos!sua resenha ficou espetacular.
ResponderExcluirhttp://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/
Gosto muito do Tico e já tive curiosidade em ler este livro, mas sempre fico pensando se ele iria fazer jus às minhas expectativas e por isto ele sempre vai ficando de lado. Nunca tinha visto ninguém resenhá-lo rs.... Vamos ver se agora eu me animo depois desta nova atiçadinha hahahahaah Beijos!!!
ResponderExcluirOi, Luan o/
ResponderExcluirBom, eu não sou fã do Tico e também não gosto muito de leituras violentas, então dá para deduzir que eu não estava animada com o livro, né? No entanto, eu acho a capa linda e ter ilustrações só torna o livro mais bacana ainda, também confesso que a premissa é interessante, então talvez eu leria esse livro, mas não é certeza.
Beijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com
Não conhecia sobre esse livro, mas ele não faz o meu estilo não, livros pesados não me fazem bem, sei la
ExcluirMas nao posso deixar de falar que amei a edição, lindas ilustrações
beijos
http://livrosetalgroup.blogspot.com.br
Não li nada do Tico Santa Curz ainda. Apesar da beleza das fotos e da resenha positiva, não me empolguei muito com o livro no momento.
ResponderExcluirBjs, Rose
Adorei a resenha, parece aquile tipo de livro que nós choca, nós faz pensa na realidade atual, nós acontecimentos a nossa volta, mas não sei se gostaria de ler, talvez pela linguagem, não sei, mas sinceramente não conseguiria ler, mas quem sabe mas para frente, com uma maturidade mais aflorada, né? Bom, adorei a resenha e as imagens estão lindas! Parabéns!
ResponderExcluirhttp://lendoferozmente.blogspot.com.br/
Não conhecia sobre esse livro, mas ele não faz o meu estilo não, livros pesados não me fazem bem, sei la
ResponderExcluirMas nao posso deixar de falar que amei a edição, lindas ilustrações
beijos
http://livrosetalgroup.blogspot.com.br
Olá, não conhecia este guri, mas me conquistou pelo menos pelo quote que você colocou rs. Acho muito interessante livros que falam dessa sociedade, e realmente fiquei bem curiosa para ler este livro.
ResponderExcluirAmei as imagens poxa <3. E eu quero este minion <3 ahahahahaha.
Beijooooooooooooos, muito sucesso <3.
Eu já havia lido outras resenhas desse livro e não falam muito bem. Agora a sua trouxe outro ponto de vista. Mas ainda não sei se me interesso pelo o livro de Tico. Se eu tiver oportunidade lerei.
ResponderExcluirBeijos!
Faz tempo que eu quero ler as obras do Tico,
ResponderExcluirmas era por simpatizar com ele, agora eu quis sair correndo pra compra-lo
por causa da sua resenha. Vou colocar na minha lista, pois quero lê-lo até o fim do ano.
Gosto do estilo e dos elementos abordados no enredo.
A Obra teve muito a ver comigo, obrigada pela resenha.
Beijos
♫ Conversas de Alcova ♫
Oi, Luan!
ResponderExcluirEssa não é a primeira resenha positiva que vejo da obra. Todo mundo fala tão bem! Além disso, Tico é um cara singular e curioso, só por isso já da vontade de ler. Lembrou-me um pouco de outro autor nacional que já resenhei, o Jim Carbonera... Amei suas fotos! Lindas e criativas!
Com carinho,
Celly.
Me Livrando
Eu escuto falar muito bem do livro.
ResponderExcluirSua resenha me deixou ainda mais interessada.
Adorei as personagens citadas em sua resenha. Logo que possível irei em busca dele.
Café com Letras
Oi, Luan. Não sabia da existência desse livro. Achei a história bem curiosa e você falou tão bem que fiquei com vontade de ler. Deve ser forte, mas muito interessante. Além disso, a edição ficou linda com as ilustrações! Beijos
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirNão fazia ideia de que ele tinha escrito um livro...
Pensei até em ler o livro por causa que foi o Tico que escreveu, mas conforme fui lendo sua resenha... Não sei... Não sei se eu iria gostar.
Beijos