[Resenha] O Jogo Infinito - James Dashner

     
Excelente!
Tradução: Alexandre Boide | Título Original: The Eye Of Minds | Subtítulo: A Doutrina da Morte| Páginas: 296| Lançamento: 2014 | Primeira Edição | Skoob | Compre | Livro cedido pela editora V&R
“O mundo é virtual, mas o perigo é real.”

 Oi, pessoal! \õ/ Acho que essa semana será recheada de resenhas (rs), bom, trago para vocês um livro bastante comentado e acho que a maioria de vocês já devem ter visto ele ser mencionado em algum lugar por aí. Assim que recebi a obra para uma proposta da editora eu já estava desejando conhecer a escrita a bastante tempo, assim, com publicações e resenhas a respeito desse novo livro do autor que fez sucesso mundial, James Dashner, acabou de criar uma nova série voltada a tecnologia e jogos, e tudo acontece na VirtNet, onde tudo que é virtual acaba se tornando real

 "O Jogo Infinito – A doutrina da morte" é o primeiro livro da série, publicada pela editora Vergara & Riba, e que traz um novo lançamento para os fãs do autor que está fazendo sucesso com os livros da série Maze Runner e que agora está lançando um livro totalmente voltado ao mundo do conhecimento tecnológico.


 Michael é um garoto viciado em games, ele é acostumado a jogar na VirtNet e também é considerado um hacker, graças a tecnologia esse local acaba "teletransportando" para esse local, qualquer pessoa pode experimentar o mundo que a VirtNet produz, mas também pode colocar a sua vida em riscos bem graves. O universo é totalmente viciante, porém casos de morte cerebral já aconteceram, com as pessoas denominadas reféns, e o nosso protagonista está sofrendo vários riscos com o governo. 

 Nas primeiras páginas, conhecemos a Tanya, uma garota linda, mas infelizmente com olhos tristes e tornou-se uma amiga para o Michael por algumas horas, mas o que percebemos (e isso não é spoiler) é que ela está tentando de alguma maneira se suicidar, só que o ele não entende muito porque a garota deseja fazer isso, ela sempre diz que está presa no local, que existe um rapaz chamado Kaine e quando ele tenta ajudar ela sempre pede para ele sair imediatamente do seu lado, para deixar ela em paz, mas o que ele  faria com a garota totalmente desesperada como ela? Ele tentou dar conselhos para a garota, só que infelizmente ela acabou não escutando e decidiu acabar com a sua vida, ela retirou seu Núcleo, uma corrupção do programa, protegido por senha, que só seria possível se usasse contra ela mesma, o protagonista acabou conhecendo Tanya no jogo minutos antes dela falecer, Michael estava sozinho.



  Os acontecimentos passam rapidamente, a obra é narrada em terceira pessoa, mas o autor deixou a imaginação do leitor acontecer e a sua escrita foi bastante detalhada o que não interrompeu em momento algum o compreendimento da leitura. Prosseguindo, o nosso narrador acha que tudo isso é um "jogo simples", mas a cada situação ele acaba notando que vai sendo real, na sua mente, Michael, avisa: “É só um jogo”, só que infelizmente não é.

 Ainda temos o Lifeblood, que era de longe um jogo bastante popular na VirtNet. Após passar alguns minutos, Michael praticamente é sequestrado no meio da rua e é convidado para uma proposta pela agente Weber que trabalha na SSV (Serviço de Segurança da VirtNet), ela se interessou pela excelência e domínio em códigos que o protagonista tem e então eles conversaram e depois Weber mencionou algo bastante curioso, a denominada "Doutrina da Morte", o objetivo dessa doutrina é destruir a humanidade e isso está relacionado ao Kaine, voltando ao caso da Tanya, ela sempre mencionava o nome desse rapaz, mas o Michael não entendia muito bem, e outra coisa que a agente avisou, as pessoas podem ficar presas na VirtNet e estão sendo induzidas a decodificar o próprio Núcleo, um caso grave de ciberterrorismo, isso fez com que o garoto ficasse abalado com todas as informações e as lembranças da sua amiga.


 Resumidamente, Michael tinha uma missão de encontrar Kaine e descobrir tudo o que esteja relacionado ao grupo "Doutrina da Morte", porém, se aceitar toda essa proposta ele acaba levando a sua vida em riscos, por conta de que fora da VirtNet é tudo totalmente perigoso, será que o garoto topará essa oferta?

 Desde que vi algumas fotos desse livro eu realmente me apaixonei por completo, capa e premissa, após o livro em mãos minhas impressões foram que a diagramação foi o trabalho bem cuidadoso pela V&R, a fonte é bem bacana e diferente no início dos capítulos, mesmo sendo um pouco pequena do acostumado não incomodou por conta de ser páginas amareladas, é um modo simples, mas que é bem bacana e charmosa.



  Só tenho elogios a respeito desse livro, eu amei do início ao fim, sei que algumas partes podem até ser meio monótonas, porém depois de finalizar a leitura você sente no fundo do coração que precisa do próximo volume. Eu ainda não li Maze Runner, mas a escrita do autor é muito bem desenvolvida e até me interessei para ler essa série, cada acontecimento é de ficar em um folego tamanho, e eu entendi totalmente o porque de muitas pessoas comentarem a respeito desses livros, mesmo para quem não gostou da série anterior do autor sugiro que leiam.


   Felizmente, o livro me conquistou bastante, não ocorreu nenhum problema em ser em terceira pessoa, o único ponto negativo para não favoritar foi por conta de ter situações um pouco enfadonhas, fora isso foi muito bom e a leitura tornou-se bastante proveitosa.  Indico para todos, e quem adora livros juvenis indico ainda mais, recheado de ação e suspense, e um aviso, cuidado para não se conquistar facilmente a determinado personagem (rs). Um livro divertido, informativo e totalmente tecnológico, para quem é e não é geek vai amar do mesmo jeito, uma ficção científica totalmente inovadora, com um suspense totalmente maravilhoso!
"Estamos na VirtNet – rebateu Bryson – As coisas não precisam ser reais para existir."
  1. Nossa Lu, pela sua resenha o livro me pareceu ser ótimo, me lembrou um tiquinho ficção científica,hhahahaha, e eu adorei isso. Pode me mandar o livro que quero saber se ele topou a oferta e o que aconteceu depois.Estou aguardando meu livro tá?

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Si!
      Sim, o livro é muito bom mesmo! Ele é ficção científica mulé HUAHAUAHUA, sabia que tu ia gostar, ama os livros desse gênero, não é mesmo?! UHAUAHUAHUAHAUHAH Mando não, tá caro, vem aqui na Bahia buscar hahaha. Obrigado pelo elogio ♥
      Beijos!

      Excluir
  2. Ótima resenha, ainda não tinha ouvido falar desse livro/série, parece ser muito bom pelo seu post, adoro livros e filmes de ficção cientifica haha <3

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayane!
      Awn, obrigado pelo elogio! Sério? Tenho certeza que vai gostar é bem bacana, adoro também ficção científica <3 HAUHAUAHAU.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oiee Luan ^^
    Se você amou o livro, imagine eu! haha' li Maze Runner umas três vezes e AMO! Estou muuito animada para ler esse livro desde o lançamento, lembro que o James veio pra São Paulo *-* mas como sei que é uma série, vou esperar todos os livros serem lançados antes de comprar, para não correr o risco de criar um fim na minha cabeça, igual quando terminei o primeiro Maze *-* haha' Fico muuito feliz que você tenha gostado ♥ AGORA VAI LER MAZE RUNNER CRIANÇA ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIEEEEEEEE DRYH!
      AI, É MESMO, TU QUE FALOU SOBRE MAZE RUNNER! Eita, Dryh, tô achando que o lançamento vai demorar, viu: Rezando para que não demore, porque minha filha, depois desse final eu já quero ODSIFOISDOFISOD. Preciso ler mesmo Maze Runner criatura, me dá de presente, socorro!
      VíciosVícios

      Excluir
  4. bem, da V&R O jogo Infinitio é um dos títulos que eu NÃO queria ler, pois foi o que menos me chamou a atenção... =T
    Gosto de narrativa em 3ª pessoa, mas a trama em si não me atraiu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Que pena o livro não ter te interessado, mas para quem aprecia é uma boa posta!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Luan! =) Li esse livro no começo do ano. Realmente, é muito bom. O autor deixa a gente angustiado para saber o que acontece, quem é Kaine, entre muitas outras coisas, para no fim soltar aquela revelação que deixa o leitor maluco pelo próximo livro haha Me surpreendi com a obra, pois não é um gênero que costumo ler e eu adorei. Vale muito a pena. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Eu não conhecia o livro. Mas adorei essa capa.
    A premissa é bem interessante e me fez lembrar de alguns filmes do gênero, o ruim é que eu ainda não li nenhum livro assim. Adorei a resenha e fiquei curiosa em diversos fatos, por exemplo o motivo de Tanya querer se suicidar.
    Amei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie Luan!!!!

    Aiii sua resenha é perfeita, as fotos são lindas parabéns! nunca tive vontade de ler Maze Runner e não me interesso muito pela escrita do autor mas... tenho amigos que amam ele, gostam tanto que as vezes quase me convencem a dar uma chance kkkk beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar nesse livro, mas acho a capa e a sinopse não valorizam o mesmo.
    A premissa é bem legal e pelas resenhas que li ele parece ser bem interessante.
    Considerando que você gostou muito e fez uma resenha super positiva, fiquei curiosa.

    www.letrascomcafeina.com.br

    ResponderExcluir
  9. Até curto os livros da editora, apesar de ser para o público juvenil, tem bastante coisa que adulto deveria aproveitar, no caso desse livro, não senti muita empatia pelo enredo, vou deixar a dica passar, mas sem sombra de dúvidas, fiquei interessa para comprar e presentar uma pessoinha especial que conheço e não tenho dúvidas que irá gostar... Obrigada pela super dica!

    ResponderExcluir
  10. Olá :) Resenha perfeita! *-* Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas, o assunto é super legal, despertou a minha curiosidade, quero ler livros nesse estilo, adoro essa mistura de mundo real e irreal, o assunto do livro deve ser muito bem feito e envolvente, sinto curiosidade de ler livros relacionados a games/jogos e coisas tecnológicas. Sou louca para ler os livros de Maze Runner, deve ser ótimos! :D
    Abraço!!! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar do livro mas nunca fui atrás da premissa e confesso que gostei acho que vale a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Os geekers devem adorar esse livro, hehe. Não lembro de ter ouvido falar dele antes, parece bem legal. Não li nada parecido ainda, acho que vou dar uma olhada quando puder *-*
    Beijos, www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Luan, te confesso que não conhecia o livro e pela sua resenha a história parece bem legal. Eu gosto dos livros juvenis, principalmente por ter essa pegada de aventura que torna a leitura mais fluida. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  14. Oooooie Luuuan
    Adooorei sua resenha como sempre, mas o livro nao chama a minha atenção pois nao faz meu gênero, mesmo assim tem uma ótima premissa, é uma boa dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  15. Luan, não curti a história em si.
    Nada contra games e similares, mas não consegui me empolgar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia o autor. Gostei muito da capa e o enredo é bem interessante! (= Sua resenha ficou muito bacana! Adorei os detalhes. Sério! Deu vontade de ler o livro!

    Listado aqui! *-*

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Nunca fui viciada em games, aliás, quase nunca tive contato com eles. Mas gostei bastante da história desse livro, parece muito eletrizante! Gosto de livros que me deixam ansiosa durante a leitura e sempre querendo mais. Vou procurá-lo, com certeza! :) Adorei a resenha, muito bem escrita e fluída!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Ola Luan a premissa desse livro não me chama atenção, e olha que gosto de games sou co piloto rsss, mas essa temática de entrar no jogo não me atrai. Por isso vou deixar passar a dica. Fico feliz que você gostou e a leitura fluiu bem . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Luan, seu blog está cada dia mais incrível. Adorei o enredo do livro, me lembrou muito Matrix haha. Gosto de coisas relacionadas a tecnologia e vou procurar este pra ler. Parabéns pela resenha.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá; na época do lançamento, eu fiquei bem interessada nesse livro. Pela resenha, deu vontade de ler, ainda não li nada do tipo, sobre realidade virtual.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Não conhecia o livro, ele me lembrou alguns filmes que já assisti haha.
    Achei a premissa bem interessante e com toda certeza vou ler esse livro assim que puder!
    A capa tá divina, viu?!
    Vou aproveitar e indicar esse livro pro meu namorado que curte todo esse mundo de tecnologia e games :D
    Ótima resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  22. Ah que premissa legal. Já estou interessada. Parabéns pelo blog, é lindo!

    ResponderExcluir
  23. Oi ^^
    Não lembro de ter visto algo sobre este livro antes...
    Mas gostei bastante do que vi por aqui, acredito que irei aproveitar bastante a leitura. Não sou nenhuma viciada em games, mas até me arrisco um pouco às vezes kkkk

    A capa não despertou muito a minha curiosidade, mas com certeza a tua resenha me instigou a ir em busca do livro :D

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oii!

    Adoro Maze Runner e espero gostar desse livro também pois parece ter uma história muito boa! Estou muito animada para comprar esse livro :)

    Oii!

    Que livro boom em? Hahahah
    Adorei a sua resenha e a história do livro parece ser ótima :)

    Beijos, Amanda *--*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  25. Oii Luan, tudo bem?
    Acho que vi a capa deste livro em algum lugar, mas não lembro bem onde. Enfim, achei interessante a premissa apesar de ter me parecido meio confuso, eu sou lerda mesmo, kkkk. Livros que abordam este tema de games, tecnologia, sempre são interessantes, até mesmo para quem não curte jogos.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Adoro livros do gênero infanto-juvenil e já tinha lido resenhas positivas desse livro em outros blogs. Parece ser uma boa opção de leitura, mesmo com os trechos mais lentos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Comprei esse livro em seguida do lançamento por impulso. Já tinha lido Maze Runner e queria ler mais coisas do James e acabou que o livro está abandonado na estante haha Vou me planejar para ler, pois gostei da sua resenha e fiquei curiosa sobre a série

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Luan, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro, mas como tenho muitos que quero ler, não o colocarei na lista.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  29. Oii Luan, tudo bem?
    Confesso que também achei a capa muito linda e a premissa interessante, mas esse não é o tipo de livro que eu curto ler, porque não sou muito fã de games essas coisas.
    Gostei muito da sua resenha também, parabens, muito gostosa de ler e as fotos... adorei.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  30. Ooi, Luan! :)

    Conheço esse livro de eventos passados hahaha
    A história é bem chamativa, e me interessou bastante <3

    Abraços,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

muito obrigado por passar aqui no Estudou! ❤