[Resenha] Top School! #1 Seleção Natural - Toni Brandão

    
Ótimo!
Diagramação e Capa: Ana Dobón | Revisão: Albertina Pereira |Páginas: 303| Lançamento: 2014 | Primeira Edição | Skoob | Compre | Livro cedido em parceria com a Companhia Editora Nacional

“Que fila é essa dobrando a esquina? E a outra esquina? E a outra também? (...) O que quer uma galera radical e a dona de uma beleza feroz? Assistir ao novo filme do vampiro?”

 Oi, pessoas! Eita, o blog está cheio de resenhas! Hoje vim apresentar um livro bastante comentado na blogosfera, que me prendeu bastante e demonstra um pouco da sociedade louca por concursos para seguir profissão de modelo. Desde um tempo atrás, antes de receber esse livro, vi que muitos blogueiros comentando a respeito da obra e eu não tinha dado muita bola por conta de achar que era apenas um clichê ou então um livro com estilo de High School Music, mas eu estava totalmente enganado, as resenhas eram sempre positivas e eu notei que muitos tinham os primeiros aspectos com o livro assim como eu tive. 

 Então, "Seleção Natural" já pode ser notado que vai ter alguma apuração por aí, mas essa será de jovens para a maravilhosa Top School!, uma escola voltada a beleza e popularidade, muitos adolescentes desejam ser escolhidos por Antônia, dona da escola, e é um assunto bastante comentado no local onde acontece as inscrições para o lugar dos sonhos. Muitas pessoas ficam interessadas nessa escola, tanto que iniciei a resenha comentando sobre a grande quantidade de participantes, na fila, para inscrição, com objetivo de espalhar a sua beleza para o mundo e ser reconhecido por sua profissão. 
 Toda escolha é feita por carisma, beleza e também simpatia de cada candidato, Antônia acaba escolhendo vinte adolescentes para seguir a carreira de modelo, dez garotos e dez garotas, mas para conseguir passar nessa seleção, precisa ralar bastante, segundo ela. Logo no início da leitura, já podemos ter uma noção de quão importância tem essa apuração, muitas pessoas ainda tem preconceitos por conta de acharem que só meninas participam dessa seleção, mas não, muitos meninos participam. 

 Ao se aprofundar mais na leitura, conhecemos vários personagens que, com certeza, pode encantar ou até estressar qualquer leitor, muitos são humorados, divertidos e charmosos, conhecemos logo de primeira, Alice, uma garota totalmente bagunceira, segundo o seu irmão, Tutu, a relação dela com o seu irmão é totalmente engraçada e sempre “discutem” por conta de besteiras, aí depois chega a mãe dos dois pra aquietar tudo #amo/sou, a garota está infelizmente em uma decisão difícil, pois seu namorado, muito ciumento, acaba deixando um questionário para ela, "Top School! ou eu?!". 
 O estilo do livro não é focar em apenas um personagem e sim, em alguns participantes, depois da Alice, conhecemos alguns garotos que não dão a mínima para essa Top School!, Ben, Igor e Yong Li, porém Ben ao falar a palavra “dinheiro” (money, bitch!) deixou os dois garotos extremamente apaixonados por essa escola e eles agora sabiam que pagavam uma grande quantidade para os modelos. Prosseguindo daí, vamos conhecendo mais personagens, e até um português é apresentado nesse livro, que é o Guel, um rapaz que me trouxe várias informações a respeito da linguagem de Portugal e até uns constrangimentos, por conta do seu modo de falar algo, que aqui no Brasil é super embaraçoso. 

 Cada personagem tem sua originalidade, seu modo diferente de agir e até podemos nos identificar com alguns, e assim, se estiver em dúvida de achar que esse livro tem muitos personagens e por conta disso a leitura vai ser confusa, calma, a narrativa dele é de fácil prosseguimento e é impossível não esquecer da personalidade de cada um. 
 Outro assunto abordado, mas que apareceu em poucas páginas, foi o bullying, que ocorreu com alguns dos personagens, mas mesmo assim acabou trazendo um ensinamento totalmente bacana e tipo um tapa na cara da sociedade (rs) porque quem acabou sofrendo obteve sucesso. Além do mais, claro que em um livro voltado ao público adolescente tem que ter umas confusões, “tretas” e pegações, não é mesmo? Algumas situações são engraçadas, outras são bem sérias e levam o leitor a refletir por conta de determinado caso, mas assim, essa leitura foi tão agradável que deixou um suspense ao finalizar a obra. Uma coisa que incomodou foi o fato do autor não aprofundar mais em alguns assuntos que eu tinha notado que seria interessante e em certas cenas, ele deixa um pouco confuso, e isso acontece só as vezes, mas não que tenha perdido toda a leveza da obra. 

 Da diagramação eu só tenho que avisar, foi impressionante! A cor das páginas é um bege/marrom claro, com alguns desenhos de estrelas, me conquistou demais todo o trabalho, outra coisa a ser notada é ilustrações bem pequenas presentes em alguns capítulos, adorei bastante a fonte, apesar de ser simples e o tamanho dela está bem legal, e por final, a capa dela tem um trabalho bem curioso, apresentando uma parte fosca para interpretar o Jeans.
 Resumidamente, certos pontos me ganharam, “Seleção Natural” fluiu tão rapidamente que até perdi a conta de quantas páginas faltavam, e me apresentou tantos personagens cativantes que acabei gostando de todos (e rindo de todos), a linguagem que o autor abordou ficou bem bacana, por tratar-se de um livro adolescente e claro, todo o percusso das pessoas durante a situação foram bastante bem-humoradas e instigantes, estava doido para saber o que ia acontecer depois disso e com isso acabou acelerando o meu ritmo com a leitura, principalmente em algumas partes de entrevistas, não é mesmo, Ben? (HAUAHAUHAU).
 Indico para todos que desejam um livro divertido, personagens atraentes, narrativa que fluí rapidamente e claro, boas risadas. “Top School! #1, Seleção Natural” foi publicado pela Companhia Editora Nacional, é o primeiro livro da trilogia Top School! e foi escrito por um autor que já está conquistando alguns países, Toni Brandão. 
"Meu trabalho aqui é tentar destruir os equívocos e realizar os sonhos de quem realmente tiver talento e competência para se manter em pé nesse sedutor e perigoso mundo da moda."
 
  1. OIEEEEEEEE LUAN ♥
    Aceito de presente, vio? Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas também achava que era meio High School Musical, então meio que fugi. Fiquei curiosa para ler, parece ser divertido e muito criativo, pelas fotos dá para perceber que a editora fez um trabalho incrível na diagramação. Epa, tapa na cara da sociedade? Treta? Pegação? Dá licença que eu vou ali pegar o meu..hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIEEE DRYH!
      HAUAHUAHU, claro, claro! Bom, o livro em si é bem divertido e muito interativo e claro, tem que ter as confusões, né? Sabia que tu já ia se interessar por ele, só de ler a palavra TRETA HAUAHA, espero que aproveite bastante e boa leitura!
      Beijos! <3

      Excluir
  2. Oi Luan...
    A principio confesso que também não me atrairia o livro. Mas vendo sua resenha, até daria uma chance ao livro. Não é bem meu estilo de leitura, mas arriscaria. Gosto quando o bullying é tratado nos livros.
    Boa a dica!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia!
      Essas também foram as minhas impressões pelo livro, porém, a história em si me pegou de surpresa e ao finalizar leitura gostei bastante! O ruim mesmo é que ele não aprofundou bastante nessa temática do bullying :/ Obrigado pelo elogio!
      Beijos!

      Excluir
  3. Definitivamente, Top School não é o tipo de livro que eu gostaria de ter na estante, pois a temática dele me é completamente desinteressante. Mas, acredito que para o público ao qual se destina, deve ser uma leitura e tanto... Ele me parece uma espécie de Big Brother para adolescentes... é, não dá mesmo... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Hm, que pena não tenha te interessado, mas realmente, muitas pessoas gostaram dele e para o público adolescente é uma boa dica! Bom, ele não é uma "espécie" de BBB, pois lá eles espalham os talentos com beleza e não disputam entre si (rs).
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá
    ainda não tinha visto nada a respeito desse livro ,mas gostei muito legal essa diagramação por dentro, sem falar que a capa é muito linda, vou pesquisar mais sobre ele
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Netinho!
      Nossa, que bom que você se interessou pela leitura, também adorei a capa, desejo uma boa leitura para você.
      Abraços!

      Excluir
  5. Aquele momento que você quer ler o livro só por conta dos personagens :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUAHUAHUAAHUA Sério, Naths?! Boa leitura para você ♥

      Excluir
    2. Sério, não gostei muito do livro. Mas ai eu li sobre esse Português, e opa quero ler ahushauhsu.

      Excluir
  6. Luan, adoro livros juvenis.
    Esse parece ser bem juvenil, estilo sessão da tarde, mas acho que leria sim.
    Apesar de parecer superfulo parece uma leitura gostosa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah!
      Que bom que aprecia livros do gênero e sim, ele é bastante juvenil, meio sessão da tarde mesmo haha. A leitura é bem bacana, mas não considero ele um supérfulo (rs).
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!
    Apesar das ótimas resenhas que tenho lido sobre o livro, assim como a sua, esse não é o tipo de leitura que me atrai.
    Mas gostei bastante dos pontos que você ressaltou, e acho que para quem gosta, deve ser uma ótima leitura!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luan! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas infelizmente a premissa dele não me atraiu. :/
    Mas você destacou pontos interessantes que podem chamar atenção das pessoas que estão mais abertas à leitura. Parabéns pela resenha!!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  9. Ótimo livro pra você dar de presente para aquela sua prima que está entrando naquela fase pré adolescente. Adoro ler esses livros pra relaxar, e nesses dias frios parece uma boa pedida ;)

    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi
    ]Já vi falarem tão bem desse livro que fico com curiosidade, pois parece ser uma boa leitura e que bom que o livro te conquistou mesmo sendo para um publico mais jovem e a edição dele realmente parece estar linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Heyyyy Luan,
    Pra onde eu olho vejo esse livro huehuehe
    Essa edição gráfica e que me atrai, espero não cometer nenhum erro de deixar me levar so por ela (rs),apesar que pelo que li do livro em sua resenha,ele é bem mais que só uma capa bonita. Quero muito ler!
    Resenha e fotos maravilhosamente perfeita *u*
    Beijinhos da Bru
    Visite: Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  12. Oi. Acredito que para o adolescente que curte esse estilo de leitura, deva ser uma boa pedida mesmo. Nem na adolescência, curtia muito esse estilo, também não é algo que indicaria como professora.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!!!!
    Eu também gostei muito dessa leitura, li ele rapidinho, em uma noite, o mesmo aconteceu com o segundo e ri muito, achei também divertido e original e o livro é lindo!! Muito visualmente bonito! Parabéns pela resenha, com saudades do seu blog! Grande Beijo!
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-promessa-da-rosa-babi-sette.html

    ResponderExcluir
  14. Ei Luan!
    Já ouvi falar dos livros!!
    Fico curiosa mas prefiro não arriscar não é meus estilo de leitura no momento, apesar de ser uma leitura super leve parece!
    Amei o trabalho gráfico do livro!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei do formato de sua resenha, e adorei as fotos. Mas o livro não faz muito meu gosto literário.
    Que bom que a leitura foi prazerosa, e te envolveu de maneira bem humorada.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Apesar de você ter gostado do livro e de ter apontado vários aspectos positivos dessa leitura, eu não consegui me senti atraída a ler esse livro!
    A premissa não me agradou e não faz muito o gênero que gosto de ler!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu acho a capa linda sabe? Mas li algumas resenhas e me desanimou a leitura do livro, achei bem infantil mesmo. Mesmo você apontando várias aspectos que não se encontra fácilmente em livros desse gênero e sua resenha te ficado excelente, não irei ler o livro!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, o Toni Brandão tem uma escrita bacana demais, li outros livros dele e gostei muito. Bom, a premissa do livro é bem legal e me pareceu bem leve, bom para ser lido entre uma leitura e outra.

    Curti e assim que puder e conseguir o lerei com certeza.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia essa série .-. mas tai gostei da premissa kkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de leituras como essa parece ser; rápida, divertida e com personagens cativantes... Fiquei curiosa com esse livro, parece ser muito legal e sua resenha ficou ótima!! Não sabia que foi escrito por um homem, bem legal.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Conhecia o livro apenas pela capa, mas gostei da premissa. Eu adoro narrativas juvenis e bem escritas. A diagramação é bem bacana e deixou o livro ainda mai chamativo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu já li algumas resenhas desse livro (série). Ele me lembra muito um reality show de modelos e a Malhação srsrsrs. Acho que daria um ótima série de tv adolescente.
    Bom, mas não é muito meu perfil literários, então nunca busquei para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Normalmente eu não gosto de livros desse tipo, mas essa série de livros tem me chamado atenção por causa das resenhas que tenho lido por ai. Acho que vou dar uma chance ao livro, o enredo parece ser no mínimo divertido.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oie, apesar de vc falar que esse livro foi bastante comentado eu nunca ouvi falar nele, hahhaa, e após ler sua resenha posso dizer que poderia viver sem ficar sabendo :p Não é bem o estilo de livro que leio, tirando as folhas que achei suuper fofas, nao fiquei interessada nele ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oie, Luan!
    Eu não sei se curtiria o livro. Provavelmente não, não tem nada a ver comigo! Mas ótima resenha e lindas fotos.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu também não dei muita bola para o livro, quando o vi das primeira vezes. Mas a cada resenha fico mais curiosa, por causa dos tema que ele aborda. Gostei de saber que há momentos 'tapa na cara da sociedade', deve mostrar bem a disputa por sucesso dos jovens.
    É um livro que eu leria com certeza, mas não está na minha lista de prioridades de aquisição
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi! Eu gosto bastante de livros com esta temática juvenil e na fase escolar, acredito que seria uma leitura muito divertida e esta edição está linda. Dica anotada. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá... tudo bem??
    Sua resenha foi empolgante de ler, porque você gostou muito do livro e isso ficou refletido claramente em sua escrita... não sei se esse seria um livro que eu leria apesar de ter gostado muito do enredo... eu gostei bem da premissa... é um juvenil que me agradaria... mas eu não o compraria, talvez o leria em e-book? De qualquer forma adorei ver o que o livro transportou a você... Xero!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Luan, meu XARA!
    Cara, esse livro eu quero muito ler, o que mais me chamou a tenção foi a capa e pelo fato de ter uma história boa, eu conheço o autor, eu tenho um livro da autoria dele! Adorei sua resenha, o livro parece realmente muito bom, quero ver como vai ser essa seleção!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, Luan!
    Já tinha visto algumas resenhas, mas até então não tinha reparado que as folhas eram coloridas. Nas fotos que vc tirou parece rosa, mas vi que é como um marrom claro. Mesmo assim, gostei dessa diferença.
    A premissa é bem adolescente, mas me interessa pelas discussões que suscita. Tomara que os pontos que não foram tão explorados possam voltar nos próximos livros pro autor aprofundar mais.
    Gostei da dica!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  31. Oii,
    Acho que esse livro é bem para adolescente, nã é muito meu estilo de leituras, mas acredito que deve ser uma ótima dica para o publico mais jovem. Gostei da sua resenha sincera e até me interessei pela premissa, mas com tantos livros na pilha, acho que deixou esse passar.

    Beijos

    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem? Eu não conhecia o livro antes de ler esta resenha, mas ele parece ser um livro interessante e até divertido.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Luan.
    Menino que escola essa, beleza e popularidade são os quesitos pra frequentá-la?! Ah, gostei, preciso conferir como vai ser essa seleção e como deve ser o relacionamento entre os selecionados.
    Gosto desses livros juvenis, sempre são divertidos, não me importo com os clichês.
    E essa diagramação só ajuda na minha decisão de colocá-lo na minha lista de desejos.

    Beijos
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oii, tudo bem?
    Não é muito meu estilo, parece bem adolescente mesmo. Achei a edição belíssima, muito caprichosa mesmo.

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd - http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Ainda não li esse livro mas dei uma folheada no primeiro capítulo em um site de venda e fiquei na dúvida se iria gostar da leitura ou não, essa é a primeira resenha que leio sobre ele e, cara, a dúvida continua rsrsrs
    Vou pensar bem sobre ele, ando com medo de livros que me deixam em dúvida pois ultimamente não tenho tido sorte, já abandonei 2 livros :/

    luadeneon.com

    ResponderExcluir

muito obrigado por passar aqui no Estudou! ❤