RESENHA | NOSSAS HORAS FELIZES



Título: Nossas Horas Felizes
Autor: Gong Ji-Young
Publicação: Grupo Editorial Record
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 279
⭐⭐⭐⭐
 [+] Cedido em parceria com a Editora para resenha.
______________________________________________________
S I N O P S E : Yujeong é uma jovem da alta sociedade coreana que, indiferente a tudo e a todos é incapaz de se entender com a própria família, não consegue encontrar um sentido para sua vida. Depois de três tentativas frustradas de suicídio, ela acaba definhando entre o álcool e o desespero. Seus familiares, por outro lado, não se esforçam para entendê-la, a não ser sua tia, a irmã Mônica, com quem sempre teve uma ligação especial. Disposta a fazer o que for preciso para que Yujeong volte a sentir vontade de viver, a freira sugere à sobrinha que as duas façam semanalmente uma visita a um preso no corredor da morte. E então elas conhecem Yunsu, um homem que anseia deixar este mundo por acreditar que só assim conseguirá se redimir de seus pecados. Apesar de sua origem humilde, ele e Yujeong têm algo em comum: um triste passado de abusos físicos e psicológicos. Aos poucos, durante os encontros na prisão, os dois jovens atormentados revelam um ao outro seus segredos mais obscuros e seus traumas do passado, criando uma conexão inesperada, que gradualmente desperta nessas duas pobres almas o desejo de viver. Mas as mãos de Yunsu estão sempre algemadas, os guardas estão constantemente por perto, e Yujeong sabe que aquelas horas felizes juntos podem ser tragicamente curtas.
________________________________________________________________________________

Um livro impactante, narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Yujeong, uma jovem de trinta anos encantadora, bonita, inteligente e poderosa... Bom, com apenas essas três características temos o palpite que a vida dessa protagonista aparenta ser maravilhosa, não é mesmo? Mas estamos totalmente enganados. ⠀ Não foram uma, nem duas e sim três tentativas de suicídio, sinto que este tema foi abordado de forma objetiva neste enredo e demonstra que de fato sempre haverá uma solução. 

Infelizmente a protagonista não consegue ter uma relação familiar muito boa, além de tudo inúmeros problemas relacionados ao seu passado voltam para o seu presente. ⠀A cada interjeição se transforma em uma bola de neve, fazendo com que a personagem não veja mais nenhum sentido para a sua existência.  Ela se sente sozinha, tanto que é difícil a família conseguir entendê-la... Em alguns aspectos Yujeong diz:

Por que você não está disponível quando eu me sinto sozinha?
Mas existe uma pessoa que consegue compreender toda a situação que a protagonista está pensando. Considerada a ovelha negra da família temos Tia Mônica, que por algum sinal ela age igualmente a Yujeong em algumas situações como eu pude perceber e ah, sem mencionar que ela leva religião bem a sério, é uma freira, que está disposta a mostrar o real sentido da vida para a sobrinha. 

Depois de sair do hospital onde estava se recuperando das tentativas de morte, Yujeong acaba ganhando uma proposta da tia. Semanalmente as duas irão visitar um preso no corredor da morte - que no caso é um trabalho voluntário que ocorre na Coreia do Sul, onde o livro é ambientado -. E dai conhecemos o inesperado Yunsu....
O CRIMINOSO JEONG YUNSU MATOU UMA MULHER QUE O VINHA AJUDANDO, ROUBOU SEU DINHEIRO E SEUS OBJETOS DE VALOR, ESTUPROU E ASSASSINOU A FILHA DELA E DEPOIS MATOU A POBRE E INOCENTE EMPREGADA, E AINDA ASSIM NÃO DEMONSTRA QUALQUER REMORSO

Foi o que Yujeong encontrou a respeito sobre o rapaz, e de certa forma, pude notar que a personalidade deste presidiário era bem fria, não era de muita conversa e tal, e assim como demonstra Na notícia ele não tem nenhum arrependimento pelos problemas cometidos. Então chega a hora de comentar a respeito sobre as ANOTAÇÕES AZUIS, que são todos os manuscritos do criminoso Yunsu e com isso percebemos tudo o que ele passou, que infelizmente acabou evoluindo para este desastre. E então a protagonista percebe que os problemas de Yunsu são maiores, tanto que a 'inspiração' dele ter cometido essescrimes foi devido a acontecimentos do passado, como eu já havia mencionado, mas por causa da família.
"Nossas Horas Felizes" foi adaptado também para o mangá nomeado como: Watashitachi no Shiawase e também para as telonas lá na Coreia como Maundy Thursday e de certa forma, nada mais que merecido, não é mesmo? Além de abordar temas interessantes a carga emocional deste livro é gigante e todas as reflexões apresentadas foram escritas de forma objetiva, sem que se torna-se algo maçante e o que facilita a leitura é que encontramos uma variedade de diálogos. 

Em relação ao trabalho gráfico, eu de certa forma não curti muito a capa, apesar de que as outras edições acabaram seguindo o mesmo padrão, mas em relação a fonte o espaçamento ficou bem bacana e o tamanho ficou agradável, nada que incomode a leitura, além disso, algumas citações no início de capítulos são demonstradas, não todos, mas na maioria em si. 
É um livro totalmente interessante para quem deseja explorar novos horizontes, e saber a respeito de temas mais fortes, com o abandono, questões familiares, injustiças e claro, o objetivo principal que é o suicídio e além disso a autora acertou em cheio mostrando novos ares para a protagonista, o que ele fez pensar de forma mais séria a respeito das suas escolhas,  ah, vale ressaltar que este livro também aborda principalmente um romance. Altamente recomendável e todos os prêmios que a Gong Ji-Young ganhou com esta obra foram totalmente merecidos, com certeza essa história deve ser lida por todos.


[NOTA: 5.0]
Allons-y, @justificou!
  1. Oie, tudo bom?
    Mês passado, li sem querer dois livros seguidos sobre o tema, acredita? Me interessei muito pelo tema, pois acredito que é algo que deva ser tratado em nossa sociedade, por meio de livros, séries e tudo que for possível. Adorei a idéia do livro, quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Pelo que pude compreender, deve ser uma obra impactante sim, especialmente por conta das temáticas e das reflexões envolvidas neste cenário. Acho que pela capa não chamaria minha atenção, mas sim por sua premissa. Não lembro se já tinha lido algo a respeito, mas adorei poder conferir suas impressões, e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? Não conhecia o livro, achei muito interessante a temática que aborda um assunto tão delicado e importante nos atuais dias em que vivemos, achei a capa do livro muito bacana e gostei muito de sua resenha, creio ser o tipo de leitura que faria com certeza, adorei suas fotos ficaram lindas parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que enredo mais triste o desse livro!

    Não conhecia o livro nem o autor, mas a capa já me deixou encantada. Gostei muito das fotos que você tirou, ficaram encantadoras. Fiquei instigada a ler esse livro depois da sua resenha, parece muito bom. Gosto de livros assim.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Antes da sua resenha nunca tinha escutado falar desse livro, mas achei muito interessante a forma que o livro parece abordar o assunto suicídio, já que nesse caso não começa no fim, então ainda existe esperança. Parece bem tenso mesmo e ultimamente eu estou buscando leituras que me tirem da zona de xonforto e abrindo meus horizontes, sendo assim estou anotando a dica para futuramente ter a oportunidade de conferir.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Primeira vez que escuto falar de uma premissa desse estilo. Parece ser extraordinário o livro! Fiquei muito curiosa para entender o que levou Yunsu a fazer o que fez, assim como a própria protagonista. Numa situação de suicídio, era de se esperar que ela tivesse um pouco mais de apoio da família... Fiquei bastante curiosa para ler o livro e, em relação à capa, eu gostei! É clean e dá só um pouco a entender que envolve prisão. Ótima resenha, vou ler o livro!

    ResponderExcluir

muito obrigado por passar aqui no Estudou! ❤