RESENHA | O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES



Título: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Siggs
Publicação: Editora Leya
Ano de Publicação: 2012
Número de Páginas: 335
⭐⭐⭐⭐
 [+] Cedido em parceria com a Editora para resenha.
______________________________________________________
S I N O P S E : O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. Traduzido para mais de 40 idiomas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” John Green, autor de A culpa é das estrelas. “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” Tim Burton
________________________________________________________________________________

Já faz um bom tempo que eu estava desejando ler "O Orfanato da Srta. Peregrine", antes mesmo de ter sido lançado o filme. Em alguns anos atrás observei algumas pessoas comentando a respeito e o quão o universo que este autor, Ransom Riggs, criou de forma fantástica, e resumidamente as opiniões estavam corretíssima, este livro tem um potencial gigante, porém o autor acabou deixando algumas falhas no final, a sorte é que este livro na verdade é uma série. 

O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES (LIVRO UM)
CIDADE DOS ETÉREOS (LIVRO DOIS)
BIBLIOTECA DAS ALMAS (LIVRO TRÊS)

A parte introdutória que se deve ter é a relação familiar, entre Jacob e seu avô, onde o protagonista acabou, em maior parte da sua vida, ouvindo histórias do seu parente a respeito de um local totalmente recheado com magias e coisas do tipo, com criaturas incomuns - no caso, crianças com poderes, por exemplo a menina que levita que é encontrada na capa do livro. São estranhos estes personagens? Sim, mas eles foram muito bem constituídos. E tristemente o avô do garoto chega a falecer e por conta da enorme ligação e curiosidade a respeito dessas histórias, Jacob resolve investigar se essas criaturas eram verídicas ou apenas criação do avô.
“Será que era isso que meu avô queria que eu encontrasse? É, só pode ser – não as cartas de Emerson, mas uma carta guardada dentro do livro de Emerson. Mas quem era essa diretora escolar, essa Alma Peregrine?”

Depois da tragédia ocorrida, o protagonista acaba indo parar em uma ilha no País de Gales, onde lá ele acaba encontrando todos os rumores do orfanato, as crianças com alguns truques especiais e por aí parte uma aventura onde acaba conhecendo ainda mais a respeito do seu avô, porém temos sempre dois lados, o bem e mal e os peculiares então a cada dia em perigo e só Jacob poderá ajudar estas crianças.

De certa forma, o livro me aparentou ser um clichê, mas por incrível que pareça eu me apeguei a história do início ao fim, a forma como o autor constrói o cenário e os personagens é de uma admiração tamanha. Vale ressaltar ainda que temos inúmeras fotografias antigas, que por sinal são verídicas, onde chama ainda mais atenção do leitor e de fato, cada uma delas tem um significado e obviamente está relacionada à história.

O trabalho gráfico da Editora Leya está bem bacana, com inúmeras ilustrações, fontes personalizadas e introdução de capítulo com cor da página preta, que deu um charme na obra, mas teve um problema em relação ao tamanho da fonte, que deixaram com letras um pouco pequenas, mas nada que incomode gravemente a leitura.

Um toque de sobrenatural era o que estava faltando nas minhas leituras e em suma, "O Orfanato da Srta. Peregrine" trouxe para mim um universo totalmente mágico, o foco principal deste livro é a vivência do avô do personagem, mas vocês não imaginam os inúmeros segredos que ele escondia - até mesmo desse orfanato como vocês podem perceber, não é mesmo? - . O único porém foi que eu senti mais informações diante do final do livro, mas como eu mencionei no início da resenha existem outras obras a serem lidas, então espero trazer brevemente minha opinião completa sobre esta série aqui para vocês.
[NOTA: 4.5]

Allons-y, @cluaz!
  1. Oiii Luan tudo bem?
    Eu fiquei bastante encantada pela sua postagem menino, é um dos livros que senti vontade de ler, mas acho que vou assistir o filme bem antes mesmo. Dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan, que bom que gostou da leitura. Eu, no entanto, não fiquei muito interessada nesta série, inclusive cheguei a dar o livro que ganhei. Nem mesmo o filme despertou minha curiosidade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Todo mundo fala super bem dessa série, confesso que tenho uma certeza vontade de ler principalmente pelas fotografias que sempre me chamaram a atenção. Pela sua resenha a narrativa é bem envolvente, e as vezes é normal, um primeiro livro de uma serie ou trilogia, sempre faltar algo, devido as nossas expectativas. Espero que goste dos proximos volumes! :)

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Luan, tudo bem?

    Então o livro ainda não li, apenas assisti ao filme e achei bem razoável, normalmente adaptações são inferiores aos livros. Gostei da sua resenha, ainda quero ler O Orfanto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tive oportunidade de assistir o filme, mas ainda não peguei o livro que está na minha estante para leitura.
    Gostei bastante da adaptação e espero encontrar na leitura a fidelidade exposta nela.
    Adorei suas considerações, espero aproveitar todos os volumes da série e ler suas considerações dos próximos exemplares.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler essa série, mas ainda não tive oportunidade. Meu sobrinho leu e gostou. Acho que o que mais me chama atenção são as fotos reais. Elas são sombrias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Desde que vi o trailer desse filme, perdi a vontade de ler, definitivamente, fantasia não é para mim!

    ResponderExcluir
  8. Olá, li a obra já a alguns anos, e gostei. Quanto ao filme eu não assisti, pois fiquei decepcionada com o trailer, achei que fizeram algumas alterações desnecessárias.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Acho que é a estranheza o que mais nos atraia nesse livro. Vi muita gente dizendo que esse primeiro é interessante, o segundo é decente e o terceiro é sem graça. Só vi o filme e achei muito infantil, mas vários booktubers falaram que a adaptação foi péssima então só posso concluir que vou precisar ler hahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bem?
    Eu adoro o universo sobrenatural, por isso estou de olho nessa série. Eu já vi algumas dessas fotos que ilustram o livro em postagens de divulgação e fiquei impressionada, dá até um certo medo, já que são verídicas, risos... Parece ter sido uma boa introdução, eu não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

muito obrigado por passar aqui no Estudou! ❤