RESENHA | SHIFT – @ED_FUNDAMENTO


Um dos destaques da Editora Fundamento é o livro "Shift", traduzido para o português fica mudança, porém eu acho o título bem melhor e a editora também, que retrata bem o enredo e foi publicado pelo selo Onyria. Os temas principais da obra são a inveja e obsessão, com isso, o cenário principal da obra é em um ambiente escolar e este livro é considerado um suspense juvenil. A protagonista principal é a Olive Cobertt, uma garota que tem seu passado repleto de mistérios, mas que ela tenta o máximo esquecê-los e por incrível que pareça ela já foi uma pessoa bastante popular, mas hoje ninguém mais a reconhece. 

Em Bailey trouxe um livro com plot twist diversificado e tudo começa a ganhar destaque após a aparição de Miranda Vaile, como todo o novato que aparece naquela escola, vários rumores começam a serem espalhados, um dos principais é que a jovem já havia matado os próprios pais ou até mesmo que ela seja um alienígena, chega até ser engraçado todas essas características que os alunos apresentam.  De início, eu acreditava que todo esse alvoroço fosse apenas um fogo de palha, mas por incrível que pareça não é apenas Olive que esconde alguns segredos, Miranda chegou no colégio para virar a cabeça de todos que encontrar pela frente. 


Título: Shift | Autor: Em Bailey
Publicação: Editora Fundamento
Ano de Publicação: 2011 | Número de Páginas: 292

S I N O P S E : Olive Corbett não é louca. Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas. E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é? Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?


















Miranda é manipuladora e vingativa, o primeiro intuito dela ao chegar no colégio seria fazer amizade com Katie, uma ex-amiga, na verdade mais que amiga, friend da Olive. Então a vilã da história começa a ser uma acompanhante de todas as horas da Katie, até usar as próprias roupas da jovem a Miranda acaba usando e realmente, ela virou uma segunda Katie e está disposta a roubar toda a personalidade dessa garota. O grupo principal de personagens envolvidos é Olive, Katie, Miranda e Ami, uma melhor amiga da protagonista principal que acaba rolando um segredo sobre ela também. Confesso que, minhas expectativas eram muito altas a respeito desse livro e pelo menos eu não me decepcionei em nenhum momento. 

"— Acredita que coisas estranhas estejam acontecendo? — perguntei. — Você sabe... Coisas nas quais uma pessoa normal não costuma acreditar..."

A escrita da autora é fascinante, que fez com que eu terminasse o livro em poucas horas e acabasse ficando um pouco assustado e perplexo com o final (rs, sério, gente). É um suspense totalmente instigante e que me fez torcer para um final terrível com a vilã e apesar de não ter sido o que eu espera, não atrapalhou em nenhum momento o meu encanto pelo enredo. A edição da Fundamento está linda demais, é a segunda obra que leio deles, e fico tão feliz pelo carinho que eles têm na diagramação, a fonte está bem bacana e cada início de capítulo temos os olhos da Miranda, eu acho, voltado para nós, e ah, a página da um aspecto de como estivesse rasgada também.





Infelizmente tenho que tomar cautela para não comentar muito a respeito do livro, porém recomendo a todos que gostem do gênero jovem adulto, a obra também me apresenta um pouco de aspectos do Gossip Girl e Pretty Little Liars, então para quem curta essas duas séries mencionadas tenho certeza que irá gostar da leitura. A obra me conquistou bastante, como já falei inúmeras vezes nessa resenha, então eu acho que essa história merece ser lida por vocês. Espero que a Fundamento traga mais livros dessa autora para cá pro Brasil, inclusive, ela lançou em 2016 o livro "The Special Ones", que por sinal eu pretendo ler brevemente! E ah, obrigado pela cortesia, Editora Fundamento, já adorei receber essa primeira remessa da parceria de 2018 com vocês! 💖
"Antes mesmo que Miranda Vaile começasse a frequentar as aulas em nossa escola, havia duas coisas que todos já sabiam sobre essa garota. A primeira era que ela não tinha pais - eles estavam mortos. E a segunda? Eles estavam mortos porque Mirada os matara."

⭐⭐⭐⭐'5
[NOTA: 4.5]

...
Allons-y, @residiu
LUAN SAMPAIO | ADMINSTRADOR
  1. Oi, Luan! Achei muito interessante a premissa do livro e fiquei curiosa sobre o final, vou ter que comprar! hahaha Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luan. Não conhecia esse livro, a sinopse me chamou a atenção. Vou anotar aqui para as próximas leituras. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem???

    Acredita que tentei parceria com essa editora só por conta desse livro??
    Querooooo, preciso, necessito.
    Primeira resenha que vejo e minha vontade so aumentou.
    Morrendo de vontade agora.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir

muito obrigado por passar aqui no Estudou! ❤